quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Noticias Ruins....

O projecto de lei promovido pelo governo metropolitano de Tóquio e já aqui falado pelo nosso repórter nipónico foi hoje aprovado em comité e muito provavelmente vai ser aceite em assembleia-geral uma vez que o partido democrático japonês já veio a público apoiar a lei.

A lei criada pelo governo metropolitano de Tóquio visa proteger e promover o desenvolvimento saudável dos jovens, para tal proíbe qualquer conteúdo que possa “prejudicar” o seu correcto desenvolvimento. Que implicações terá esta lei?

Por muitos é considerada uma lei anti-Otaku, algum conteúdo é pura e simplesmente proibido enquanto que outro considerado “prejudicial” é atirado para a secção de entretenimento para adultos, via internet será praticamente impossível adquirir estes animes/ mangas/ jogos. A lei vai pura e simplesmente limitar a liberdade criativa dos autores, as editoras deixarão de apoiar determinados projectos que podem ser mais sensíveis e rejeitados levando a um desperdício de recursos e muitas mangas serão canceladas devido à falta de uma revista adequada para o efeito.

Muitos dos animes transmitidos à noite em Tóquio deixarão de ser exibidos, se tomarmos como exemplo a actual temporada são muitos os títulos passíveis de ser banidos: Ore no Imouto, Panty & Stocking, Yosuga, Sora no Otoshimono, Milky Holmes.



A seguir ficam alguns dos principais pontos da lei (podem ler o projecto de lei aqui)



–> A lei aplica-se a qualquer personagem (independentemente da idade)

Esta é a componente anti-lolicon da lei que para muitos está mal implementada / explicada, ainda hoje a mangaka Shouko Takaku revelou que a sua editora como medida preventiva proibiu-a de utilizar estudantes nas suas mangas implicando assim o fim dos uniformes escolares, Kanako Meiji revelou também que a sua editora está a ponderar cancelar a publicação de um trabalho seu em Abril.



–> A lei aplica-se a todos os animes, mangas e imagens

A lei é tão vaga que baseados nestes critérios será até possível banir videojogos



–> Proibir conteúdos que exibem actos sexuais ou a simulação destes que seriam ilegais na vida real ou entre parentes que legalmente não se poderiam casar.


–> A exibição de actos que glorificam e exageram a violência e sexualidade de forma desnecessária

Podem dizer adeus aos ecchi mais arrojados e títulos como High school of the dead nunca veriam a luz do dia, para não falar em todos os animes onde há desmembramentos e gore!!!



–> Aplicação sobre todos os conteúdos que sejam prejudiciais para o correcto desenvolvimento da sexualidade dos jovens e o governo metropolitano de Tóquio terá poder unilateral para banir qualquer conteúdo onde o acto sexual ou sua simulação seja considerado corruptivo da ordem social.

Podem dizer adeus aos títulos bishoujo e em definitivo a todos os títulos Yaoi uma vez que Shintaro Ishihara o presidente do governo metropolitano de Tóquio já veio a público afirmar que os homossexuais são geneticamente defeituosos e criaturas deploráveis.

A lei entrará em vigor em Julho de 2011 e embora apenas se restrinja a Tóquio é lá que as grandes editoras têm os seus estúdios e mercado, estando portanto fora de questão a sua recolocação noutros locais do pais.

Resta uma pequena esperança que a assembleia chumbe a lei, mas tal é muito muito muito improvável.



Actualização: O primeiro ministro japonês Naoto Kan criticou publicamente o governador de Tóquio pelas consequências que este trouxe para a Tokyo International Anime Fair 2011 devido ao protesto das editoras e afirmou “É importante que as crianças crescem de maneira saudável, mas também é importante a transmissão da animação japonesa para o resto do mundo”.

Actualização: Um dos CEO da Shueisha revelou que devido ao protesto da indústria a Tokyo International Anime Fair 2011 está na iminência de ser cancelada bem como o Comiket. Esperam-se também protestos que perturbarão a região turística de Akiba.

A Shueisha bloqueou a participação de qualquer uma das suas franchises no Tokyo International Anime Fair 2011 e como eles publicam a Shonen Jump tal implica a ausência de One Piece e Naruto bem como muitos outros animes internacionalmente conhecidos.

A noticia eu achei no Site OtakuPT

Pessimas noticias em, esperamos que os caras consigam vetar essa lei... ne

bjxs até daki a pouco

Nenhum comentário:

Postar um comentário